Brasil, campeão do mundo em assassinatos de ambientalistas... novamente

Por Volt Data Lab | Outubro/2015

O mapa acima mostra pontualmente todos os assassinatos de ativistas ambientais no Brasil em 2014, segundo dados utilizados pela Global Witness e gentilmente cedidos ao Volt Data Lab. O relatório da GW é baseado em levantado feito pela Comissão Pastoral da Terra.

O Brasil foi o país no mundo com maior número de assassinatos desse tipo de ativista no ano passado, 29 no total, seguido de Colômbia (25), Filipinas (15) e Honduras (12).

"Globalmente, é provável que o total seja maior. Muitos dos assassinatos conhecidos ocorreram em vilarejos remotos ou dentro da selva, onde comunidades por vezes não possuem acesso a meios de comunicação e à imprensa. Provavelmente muitos assassinatos não foram registrados publicamente", disse o estudo.

Você pode encontrar todos os dados utilizados nesse projeto tabelados neste link, com a concordância da GW. A metodologia do estudo original e o release em português você encontra aqui no site deles ou nesse link diretamente.

Veja no gráfico abaixo (em inglês), feito pela Global Witness, o comparativo entre diversos países do mundo analisados pela organização.